terça-feira, 27 de setembro de 2016

RESENHA: OPERAÇÃO BURACO DE MINHOCA - LAURA BERGALLO.



Olá cupcakes do espaço! Hoje trouxe para vocês a resenha de um livro bem legal e com tema bastante importante, da minha parceira Laura Bergallo! Espero que vocês gostem. *-*




LIVRO: Operação Buraco de Minhoca.
AUTOR (A): Laura Bergallo.
PÁGINAS: 174.
EDITORA: Difusão Cultural do Livro.
SINOPSE: Um buraco de minhoca pode ser a salvação do mundo! Mas, espere ai, esse não é um buraco qualquer, é um buraco de minhoca sideral! Acontece que muitos anos se passaram e o planeta Terra está praticamente destruído! Essa idéia partiu de 14 jovens superdotados que fazem parte do projeto Arca de Noé. Eles nasceram e foram criados para a missão de viverem num outro planeta e dar continuidade à raça humana. Para isso, aprenderem Física, história, astronomia, Biologia, Antropologia e falam fluentemente várias línguas. Têm inteligência e conhecimento como poucos. Eles comandarão a viagem sem volta ao planeta Épsilon Eridani H, numa velocidade bem próxima à da luz.”


Este livro conta a história de um grupo de quatorze adolescentes superdotados, que serão a salvação da humanidade. O planeta Terra já não é mais o mesmo, a poluição tomou conta de todo o mundo, assim como a violência. Raças foram extintas, belas praias se tornaram favelas, geleiras derreteram, inundações aconteceram.

 Para tentar salvar a vida humana, o chinês Cheng-Gong começou um experimento chamado Arca de Noé, onde gerou (através de materiais genéticos adquiridos) 14 jovens de diferentes partes do mundo que iriam com ele e sua esposa a um novo planeta dar continuidade a humanidade. Contudo, Mira (uma das jovens) convence seus amigos a tentar salvar a Terra e não só a si próprios. Para isso, eles iniciam a perigosa Operação Buraco de Minhoca.

 A obra tem uma escrita bem jovem e de fácil compreensão, o que nos ajuda a refletir sobre o tema do livro. Todos nós sabemos que as questões ambientais estão sempre ficando de lado, e Laura (a autora) conseguiu falar disso em uma ficção super interessante. Eu estou totalmente com ela, a situação do planeta anda lastimável e isso, um dia mesmo você ou eu não estando mais aqui, vai acabar bem mal. Ultimamente eu vejo muita gente falando: “Por que eu vou cuidar se quando o planeta morrer, eu também vou estar morto a muito tempo?!” Ok, colega. Mas e seus filhos? Seus netos? As próximas gerações têm culpa? Elas terão que pagar, terão que sofrer por um mal que pode ser evitado desde já? Aqui fica um grande questionamento.

Em cada momento da leitura eu ficava tentando desvendar se Mira conseguiria cumprir seus objetivos, se tudo daria certo com a Terra e Épsilon Eridani H. Foi bem instigante!

A diagramação do livro é ótima. Possui divisão em capítulos tanto numerados quanto nomeados e a capa... Gente, que capa é essa? Toda cheia de detalhes e cores, fazendo uma ótima alusão ao espaço sideral.

Dos personagens, eu gostei muito de Mira. Ela tem certa teimosia, uma vontade e força de ir atrás do que quer que me faz sentir um imenso carinho por ela. Essas qualidades não se vêem muito por ai, mesmo em personagens. Dos outros, eu não posso falar muita coisa, pois os outros jovens não foram muito apresentados. Eu gostaria de conhecer mais deles, e esse fato me deixou um pouco triste em relação à leitura.

De todo, o livro é maravilho. É um bom tema para reflexão e... Quero saber o acontece depois! Quero continuação!!! Quero mais livros seus!

Deixo abaixo, para vocês, a minha seleção de trechos:

“Sei que com isso não estou salvando o mundo, mas pelo menos estou fazendo a minha parte. E é o que importa, não é?”

Ps: Só para lembrar, todas as resenhas estão disponíveis no Skoob. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário