quarta-feira, 12 de outubro de 2016

RESENHA: CAUSA & EFEITO - ALOÍSIO ALVES DE ANDRADE.



Hey cupcakes! Querem resenha de livro com tema discutido atualmente? Então segura essa! 💕



LIVRO: Causa & Efeito.
AUTOR (A): Aloísio Alves de Andrade.
PÁGINAS: 179.
EDITORA: Produção Independente(Clube dos Autores).
SINOPSE: “Não é fácil ser agarota nova da escola. Ainda mais quando se tem o vírus HIV. Pensei que isso seria o maior preconceito que eu sofreria, mas estava errada. Morar em uma favela e ser negra também foram motivos de bulliyng. O pior foi se apaixonar pela pessoa errada e ser correspondida. E pra sair desse inferno, só tenho uma escolha: vencer ou vencer! Eu sou a Ruth, e essa é minha história?”



O livro “Causa & Efeito”, conta a história de Ruth, uma jovem negra e que após um acidente acabou se tornando portadora do vírus HIV. Após isso, sua mãe decidiu conseguir uma bolsa de estudo em uma escola de renome, pensando que assim a filha não seria alvo de preconceito. Todavia, Dona Inês e nem Ruth poderiam imaginar que mesmo nessa escola, os preconceitos sofridos seriam piores.


Ruth, cansada de sofrer se afasta de tudo e todos, até mesmo de Pedro. Garoto simpático e que parece não se importar com sua cor, condição social e com o fato de ter esse temido vírus. Eles acabam se apaixonando, mas será que em meio a tanto sofrimento e outros relacionamentos, eles conseguirão ficar juntos?


Quando iniciei a leitura, estranhei um pouco a escrita, mas ai eu vi que realmente era um livro jovem, para adolescentes principalmente, e então me apaixonei! Essa escrita jovem é bem fácil, e acabei lendo em poucas horas.


Ruth chegou para mostrar mais uma vez que preconceito é uma coisa de bárbaros. Eu sou Ruth, você é Ruth e todo o mundo é como Ruth. Mesmo que tenhamos nossas diferentes características, somos iguais. Mesmo que tenhamos classes sociais diferentes, somos iguais. Somos pessoas, e isso não vai mudar só porque alguém se acha superior em sua cor.


A obra trata de assuntos frequentes hoje em dia, e eu ficaria feliz se ele fosse livro obrigatório de escola. Com certeza, fazer um projeto sobre ele mudaria a forma de pensar de muita gente.


E o que falar dos personagens? Alguns tão resolvidos e outros com suas divergências. Achei os irmãozinhos de Ruth bem fofos e torço para que todos eles tenham vidas maravilhosas. Mas, se tem uma personagem que não gostei, foi Jessica. Que serzinho ruim, meu Deus!


Quanto à diagramação do livro, achei maravilhosa. Além de ter uma capa linda e super chamativa, o interior é cheio de ilustrações incríveis com as quais os leitores são presenteados.


O livro é todo cheio de ensinamentos maravilhosos e estou ansiosa para ler os próximos livros, Aloísio!


Será sempre recomendado!


Deixo abaixo, para vocês, a minha seleção de trechos:


“Estava perdida em meio a tantos rostos diferentes. Sozinha no meio de tanta gente.”


“[...] Pessoas com AIDS ou HIV são pessoas como vocês. Pessoas! Estão ouvindo?”


2 comentários:

  1. Que interessante o autor abordar o vírus do HIV e também o racismo, jurei que o livro abordava algo totalmente diferente, não sei se pelo nome ou pela capa. Receberei em parceria e estou ansiosa para iniciar a leitura! Parabéns pela resenha!

    beijos, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante mesmo Carol. Eu adorei e tenho certeza que você também vai! Boa sorte com as parcerias 😘😘

      Excluir