quarta-feira, 17 de maio de 2017

RESENHA: UM PASSEIO NO JARDIM DA VINGANÇA - DANIEL NONOHAY.




Hey Darlings! Como estão? Hoje trouxe resenha de um livro com muito suspense!



LIVRO: Um Passeio no Jardim da Vingança.
AUTOR (A): Daniel Nonohay.
EDITORA: Novo Século.
PÁGINAS: 301.
SINOPSE: Seja bem-vindo ao nosso futuro!
As grandes cidades convivem com a divisão entre as “zonas vigiadas” e suas periferias. O uso de drogas e medicamentos é disseminado, sendo controlado por laboratórios. Implantes cibernéticos são uma realidade, aumentando capacidades e aptidões, como a de memória, para aqueles que conseguem arcar com os custos. Religiões e grupos terroristas alimentam-se do descontentamento e das diferenças sociais.
Venha acompanhar a história de Ramiro, um advogado que perdeu o prazer de viver. Depois de quase ser morto, tenta retomar a rotina profissional e dar sentido ao que restou da sua vida. Em litígio com os sócios do escritório, parte como caçador em busca de uma vingança que o acabará transformando em caça.
Perseguido, doente e sem recursos, a sobrevivência de Ramiro dependerá da sua capacidade de improvisação, do seu conhecimento de sistemas de dados e das aptidões adquiridas com dois implantes cerebrais, que lhe permitem acesso à “rede” e aumentam a sua memória.
Um Passeio no Jardim da Vingança é um suspense denso, com personagens marcantes e amorais, que dão à narrativa múltiplos pontos de vista e linhas cronológicas, e onde a ficção científica é um pano de fundo para uma história na qual o personagem principal é a natureza humana
.”


Em “Um Passeio no Jardim da Vingança” conhecemos Ramiro, um advogado que perdeu a cor da vida. Em uma audiência, o fórum em que estava sofre um atentado e uma bomba explode muito perto dele. O acidente o leva a ficar meses no hospital e, de certa forma, muda a vida dele.

Quando sai do hospital quer reaver seu cargo no escritório Ventura, fato que deixa todos os sócios nervosos e querendo que ele saia da empresa. Ramiro fica com extrema raiva e deseja se vingar. Indo atrás de cada um dos sócios pela Rede (a Internet do futuro) com a ajuda de seu chip no cérebro, ele descobre um segredo terrível sobre eles.

Com medo de que ele espalhe por toda a Rede esse segredo que colocaria todos atrás das grades, os sócios iniciam uma caçada a ele com o intuito de pegar os dados e matá-lo. Contudo, grandes coisas a favor e contra acontecem com Ramiro, entre elas uma nova Religião. Será Ramiro assassinado, ou os dados serão revelados?

Trazendo uma escrita mais formal, Daniel (autor) nos mostra um cenário diferente, mas não tanto, dos dias de hoje. Pessoas que usam de artifícios exagerados para a beleza, religiões extremistas, lugares onde as drogas são totalmente permitidas e a tecnologia muito aflorada.

Muitas vezes a escrita tem um agressivo gostoso, mostrando a força dos personagens. Já em outros momentos, a agressividade é forte trazendo a violência e o estupro. Momentos esses que deixam o livro ‘mais real’ – infelizmente essa violência é presente em nosso cotidiano.

Claramente uma estória de ficção cientifica, tem o diferencial de ser incrível não somente por ser uma ficção científica, mas sim por seus elementos, personagens e trama detalhadas maravilhosamente.

Em algum momento da obra fiquei um pouquinho confusa com alguns acontecimentos e não queria acreditar neles, mas logo depois levei um banho de compreensão com a segunda parte do livro que me explicou muitas coisas e me deixou de queixo caído com as surpresas.

O livro tem uma diagramação incrível. Separado por ‘dois livros’, com partes nomeadas e capítulos numerados conta com a narração de vários dos personagens.

Eu achei o livro incrível e já quero muito ler novas obras do autor. Recomendo muito!

Deixo abaixo, para vocês, a minha seleção de trechos:

“A vida era assim. Algumas vezes você ganhava. Na maioria das outras, você simplesmente perdia.”

“[...] Acreditava que isso balançava o equilibro entre o temor e o terror. Não havia confiança onde se instaurava o terror. O medo era algo a ser sentido por seus adversários.”






Nenhum comentário:

Postar um comentário