segunda-feira, 17 de julho de 2017

RESENHA: A ESTRANHA MENTE DE SETH - ALANA GABRIELA.



Boa tarde meus cupcakes! Dei uma sumidinha do blog esses dias por estar em viagem, mas já retornei e pelo aniversario do blog soltei dois sorteios lá no Instagram!
Hoje eu trouxe para vocês a resenha de um livro bem diferente, aproveitem! 





LIVRO: A Estranha Mente de Seth.
AUTOR (A): Alana Gabriela.
PÁGINAS: 212.
EDITORA: Autografia.
SINOPSE: “Nos últimos tempos a parte central da Europa vinha sofrendo com constantes conflitos, assassinatos e atentados violentos contra autoridades do governo que se relacionavam aos Imperialistas Austríacos. Mas nada disso parecia satisfazer os membros da organização secreta Face Negra. Seth Rujanin, por exemplo, vinha buscando como objetivo de vida cometer um ultraje como realizou seu mártir, Bogdan Zerajic, antes de morrer.
Em 1914 ele finalmente teve essa oportunidade e um conflito de proporções catastróficas foi deflagrado e a história da humanidade mudou para sempre com a chegada da Grande Guerra. A barbárie e a violência desse embate destruiu uma geração inteira de poetas, artistas, escritores, músicos, de inventores e atletas. Foram mais de 19 milhões de vidas ceifadas, entre soldados e civis. Homens, mulheres e crianças que viram suas vidas e famílias destruídas pelos horrores das bombas, tiros e gases tóxicos.
Tudo isso foi resultado de uma série de fatores que colapsaram as estruturas políticas da época. Os tiros deflagrados por Seth Rujanin abalaram as estruturas da Europa e acenderam o pavio de uma bomba que estava prestes a explodir. Um homem foi capaz de causar tudo isso!
O que se escondia por trás da mente de Seth Rujanin?
Quais segredos, paranoias ou dilemas ele viveu até aquele momento?
Neste livro você viaja entre as dúvidas, alucinações e a realidade de Seth Rujanin, entre o brilhantismo e a confusão de sua mente, entre os preceitos conformistas e revolucionários. Conheça a sombria e enigmática mente de Seth.”




Em “A Estranha Mente de Seth” conhecemos o jovem sérvio Seth Rujanin. No auge de seus 19 anos ele decide se mudar para Sarajevo para estudar e ter uma vida diferente da de seus pais.



Mesmo sendo jovem, Seth tem uma visão um tanto diferente das dos outros jovens de sua idade. Morador de uma cidade onde muitos conflitos acontecem por conta do Império Austro-húngaro, ele tem a mente um tanto perturbada, um claro psicopata, e entra em um grupo radical que age contra o Império – Face Negra.



Anarquista radical, sem medo algum de morrer por seus ideais e seguidor fanático de Bogdan Zerajic, Seth Rujanin vai atrás de seus objetivos, lutando e dizendo na cara de qualquer um o que realmente pensa. Mas claro, sem se expor totalmente, afinal às vezes nem ele mesmo sabe os seus limites...



Tenho de confessar que não prestei muita atenção na sinopse na primeira vez que a li, e talvez seja por isso que sofri esse grande impacto ao começar a leitura. Não imaginava que seria tão realista assim.



Baseado em fatos reais, na vida do terrorista psicopata Gavrilo Princip (assassino do Arquiduque Francisco Ferdinando – fato que foi um dos maiores estopins da Primeira Guerra Mundial), a obra nos traz as linhas de pensamento intermináveis que esse homem tinha, tudo por dentro dessa mente tresloucada.



Esse é o primeiro livro que leio de Alana e tenho que falar: fiquei pasma. A autora nos conta ao fim da obra que teve a ideia para escrevê-la enquanto estudava para o ENEM e posso dizer que ela fez o trabalho direitinho, eu mesma dei uma estudada com ‘A Estranha Mente de Seth’.



Contudo, não pense que o livro é detalhadamente verídico e o tome por realidade, pois muitos nomes e alguns personagens não são reais, então pense direitinho enquanto estiver lendo, hein!



Enfim, durante toda a escrita a linguagem usada é bastante formal, o que deixa a perspectiva de estar dentro de uma mente psicopata muito mais realista. Em muitos momentos o próprio protagonista ‘se perde’ dentro de seus pensamentos e isso é fascinante.



Mesmo que tenha poucas páginas para um tema denso como esse, Alana conseguiu de forma exemplar trazer as ideias perturbadoras de Seth à tona. Muitas vezes fiquei tentada a pedir spoilers para os que já leram para antever qual seria a nova explosão de loucura do jovem.



É doido pensar que ainda hoje existem pessoas que tem pensamentos assim e estão por todos os lados. Desde aqueles extremos que se tornam terroristas até mesmo aqueles que ninguém percebe até que cometa uma loucura. Chega a ser assustador.



Bem, para finalizar, posso dizer que a diagramação cheia de mistérios e trechos de pensamentos obscuros de Seth a cada novo capitulo só deixa a leitura ainda mais inquietante. Ansiosa por mais obras de Alana! Indico bastante!



Deixo abaixo, para vocês, a minha seleção de trechos:



“A língua é um órgão torpe, mentiroso e insano, um mecanismo tosco para enganos; a boca é um buraco negro em que não se pode confiar. Por isso afirmo que agir é preciso.”



“A minha mente é silenciosa e tumultuada, e às vezes ela brinca de caça com suas garras insípidas e ferozes.”



"Eu sou um camaleão e me encaixo perfeitamente em tudo. A necessidade da situação me deforma e me forma no que devo ser. Como devo estar. Sou um camaleão, mas nada em mim é mentira!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário